Pain d’épices

Vou passar hoje uma receita tradicional das festas de fim de ano francesas, e que fez bastante sucesso nas encomendas da La Parisserie neste natal! O Pain d’épices, ou “bolo de especiarias”, conhecido também como Gingerbread. O ano novo está vindo aí e essa receita é uma ótima ideia para inovar na ceia!

pain d'épices

 

O pain d’épices, em tradução literal, seria um “pão de especiarias”, mas sua textura e sabor adocicado estão bem mais próximos da de um bolo. Sua origem como um simples “pão de mel” é milenar, passando pelos egípicios, cultura greco-romana, e China. No entanto, foi na França que surgiram os primeiros “especialistas” do pain d’épices, que juntaram à antiga receita as especiarias que dariam seu famoso e tradicional sabor como conhecido até hoje.

Na região da Alsácia na França, a tradição do Pain d’épices é tão grande que existe até um museu dedicado à guloseima: Musée du pain d’épices et de l’art populaire alsacien. Lá você encontra moldes antigos, utensílios, segredos da fabricação e da história da iguaria. E durante todo o ano, na cidade de Strasbourg, você encontra lojas especializadas em pain d’épices dos mais variados sabores, formas e texturas, mas sempre com as clássicas especiarias e o mel.

Sua tradição na época do Natal é principalemente pelos ingredientes da receita, que tem tudo a ver com o inverno europeu. Numa época mais escassa em frutas frescas, as especiarias e frutos secos entram em várias receitas natalinas por lá, que além de dar sabor ajudam a aquecer o corpo.

Ingredientes:

  • 250g de mel
  • 250g farinha de trigo
  • 100g açúcar refinado
  • 8g de açúcar de baunilha* (você acha em sachês em supermercados gourmet, ou pode substituir por uma colher de chá de essência de baunilha)
  • 8g de fermento químico
  • 4 colheres de café de especiarias em pó da sua preferência (canela, cravo, gengibre, anis estrelado, noz moscada…)
  • 2 ovos
  • 100ml de leite integral
  • Raspas de 1 laranja (opcional)

Como fazer:

Pré-aqueça o forno a 160oC.

Coloque a farinha, demais ingredientes secos e as raspas de laranja num bol e misture.

Aqueça o mel até que fique líquido e despeje sobre os ingredientes secos no bol. Misture com uma espátula.

Adicione os ovos e misture bem.

Por último, aqueça o leite, sem deixar ferver, e despeje sobre o restante da massa. Misture bem com uma espátula até que fique bem homogêneo.

Despeje em uma forma untada e enfarinhada e leve ao forno por +- 1h15 ou até que esteja bem dourado e firme.

É importante que o bolo asse em baixa temperatura lentamente.

Retire do forno e deixe esfriar antes de desenformar. Espere pelo menos 24h para degustar.

Dica1: O Pain d’épices fica melhor com o tempo, mantenha-o embrulhado em plástico filme por alguns dias fora da geladeira. Ele fica mais saboroso com o passar dos dias :)

*Dica2: Você pode fazer seu próprio açúcar de baunilha para essa e outras receitas! Lave e seque bem as favas de baunilha que utilizar em outras receitas e coloque em um pote hermeticamente fechado cheio de açúcar refinado. Deixe assim por uns 2 meses e pronto! Açúcar de baunilha a mão sempre que precisar! 😉