Galette des Rois – Tradição Francesa do mês de Janeiro

                           laparisserie-1451740049914

 

O mês de Janeiro na França ainda tem comemorações! O Dia de Reis é comemorado todos os anos com uma sobremesa especialmente feita para a ocasião. A Galette des Rois é tradicionalemente feita a base de massa folhada e recheada com creme de amêndoas ao rum, ou com frangipane, mas hoje em dia você encontra as mais variadas opções de recheios: chocolate, frutas secas, compota de maçã, gianduia, etc. Em algumas partes da França a Galette é feita com massa de brioche em forma de coroa com frutas confitadas e água de flor de laranjeira.

A tradicional torta conta ainda com uma pequena “surpresa”. Dentro de cada uma das tortas é escondida uma “fève”. Geralmente pequenas estatuetas feitas de cerâmica e que podem ter os mais variados formatos e temas. De acordo com a tradição, quem sair com a fatia premiada é coroado o Rei, por isso mesmo várias confeitarias já enviam, também, uma coroa de papel dourado junto com a torta para que a brincadeira seja completa!

Para entrar no clima Francês nesse mês de Janeiro a La Parisserie terá sua própria versão da Galette des Rois! Feita com massa folhada crocante e recheada com creme de amêndoas ao licor Amaretto e gotas de chocolate belga 50% 😉 Está imperdível!

E logo abaixo você encontra a receita tradicional da torta!

Ingredientes:

  • Dois pedaços de massa folhada de +- 30cm de diâmetro.
  • 60g de manteiga em temperatura ambiente
  • 60g de açúcar refinado
  • 1 ovo
  • 60g de farinha de amêndoas
  • 1/2  colher de chá de Rum

Para finalização

  • Uma gema batida
  • 50ml de agua
  • 50g de açúcar refinado

Num bol misture a manteiga com o açúcar usando um fouet até ficar bem cremoso. Juntar a farinha de amêndoas e misturar. Por último o ovo e o rum. Misture até ficar bem homogêneo. Coloque o creme num saco e confeitar e leve à geladeira por 30min.

Coloque um dos pedaços de massa folhada sobre um tabuleiro forrado com papel manteiga. Usando um aro de 20cm de diâmetro marque a massa delicadamente. Disponha o creme de amêndoas no centro do círculo marcado na massa fazendo um espiral. Deixe +- um dedo de distância da borda marcada. Se quiser, esconda uma “fève” no creme.

Pincele toda a borda da massa com àgua morna e coloque o outro pedaço de massa folhada por cima. Passe a mão em volta selando bem toda a torta. Colocar o aro de 20cm por cima novamente para marcar. Levar a torta ao freezer por 30min.

Com a ponta de uma faca bem afiada corte a massa folhada em volta da marcação anterior deixando um espaço de 2cm de borda. Passar a gema batida por toda a torta e levar a geladeira até secar. Passar mais uma camada de gema batida, e usando a ponta da faca fazer desenhos na massa. Usando um palito de dente pique toda a massa.

Levar ao forno pré-aquecido a 200 oC até dourar completamente. Enquanto isso ferva a água e o açúcar para fazer um xarope. Assim que ferver e o açúcar estiver totalmente dissolvido tire do fogo e reserve.

Assim que a torta sair do forno pincele o xarope por toda a torta. Isso dará brilho.

Deixe esfriar e sirva! :)