Stohrer – A mais antiga pâtisserie de Paris, e um “passeio culinário” pelo Les Halles

Aberta em 1730, por Nicolas Stohrer e situada no mesmo endereço desde então, na Rua Montorgueil, 51 em Paris, a Pâtisserie Sthorer é considerada hoje um monumento histórico da cidade.

FACADE-STOHRER   2013-03-21 17.34.10

Nicolas Stohrer chegou à Paris em 1725 como pâtissier da Rainha Marie Leszczyńska, casada, então, com o Rei Luís XV da França. Alguns anos depois abriu a primeira pâtisserie de Paris onde preparava as maravilhas preferidas da Corte Francesa.

Uma visita à essa pâtisserie dos reis é inevitável para os amantes e curiosos da confeitaria francesa! Até mesmo a Rainha da Inglaterra, Elizabeth II já passou por ali. E não só pelas delícias vale a visita, mas, também, pela elegante decoração da loja, que tem detalhes feitos por Paul Braudy, famoso pela decoração da Ópera de Paris. Não se esqueça de olhar para o teto quando entrar para ver os detalhes!

IMG_1745

Lá você encontrará receitas clássicas francesas de confeitaria e, também, de pratos salgados para aperitivos e almoços rápidos. Um dos destaques é o “Baba au rum”, receita tradicionalíssima da confeitaria francesa, encontrada em qualquer pâtisserie hoje em dia, mas que foi criada por Stohrer, e portanto, um item imperdível para se degustar.

O “baba au rum”, que teve o nome inspirado pelo conto de “Ali Baba”, das “Mil e uma noites”,  é um brioche embebido em rum e depois coberto, tradicionalmente, com creme confeiteiro e passas. Na loja você encontra outras versões do doce além da original. Vale provar, também,  o éclair de chocolate, eleito várias vezes o melhor de Paris, e as tartelettes de frutas com creme, deliciosas!

Hoje a Pâtisserie é comandanda pelo renomado Chef Jeffrey Cagnes, que assina receitas novas e maravilhosas pela casa, inclusive o “Baba aux fraises”, uma nova receita de Baba com morangos!

Dali, aproveite para passear pela região do Le Halles, onde você vai encontrar as melhores lojas de utensílios de cozinha e confeitaria, além de livrarias especializadas em livros de cozinha, e lojas de especiarias.

Minhas indicações:

mrLoja Mora, minha preferida e local de visitas semanais durante minha estadia em Paris! Indicada pelos Chef’s e professores da Le Cordon Bleu em Paris, um paraíso para confeiteiros amadores e profissionais! Uma loja para se esquecer das horas e querer levar tudo! Talvez a loja mais completa em utensílios de confeitaria que eu já visitei. Seja você especializado em confeitaria, boulangerie, chocolate ou confiserie, vai achar todos os utensílios necessários, e os que nem achava que existia, por lá!

 

 

Librarie-Gourmande-3A “Librairie Gormande”, uma livraria especializada em livros de culinária e enologia (e só!).  Lá você encontra todos os tipos de livros de culinária que possa querer ou imaginar, novos e antigos! Impossível sair de lá sem mais um para coleção!

 

 

 

 

2013-03-21 16.01.03“E.Dehillerin”, uma das mais tradicionais lojas de utensílios de cozinha em Paris, se não a mais! Frenquentada por Paul Boucuse, Roubuchon, e até mesmo Julia Child só para mencionar alguns! Na sua bagunça organizada você encontra de tudo! Utensílios pendurados no teto e nas paredes, as clássicas panelas de cobre francesas, facas de todos os tamanhos e estilos, prateleiras intermináveis de produtos, embrulhos em papel, e utensílios catalogados de forma peculiar, tudo parece parado no tempo de uma forma fascinante! É como entrar na toca do coelho da Alice, um outro mundo e uma visita imperdível para os amantes de cozinha!  

 

Post a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *