L’éclair de Genie e um passeio pelo Marais

Hoje é bastante comum encontrar por Paris pâtisseries especializadas em produtos únicos. Por exemplo, recentemente foi aberta a “Maison de la Chantilly”, uma confeitaria especializada no verdadeiro creme chantilly e sobremesas feitas com ele. Da mesma forma, você vai encontrar casas especializadas em macarons, chouxs, bolos, e, como a nossa pâtisserie do dia, em éclairs!

IMG_5036

 

A L’éclair de Genie abriu suas primeiras portas na região do Marais em Paris. Um bairro super charmoso e um dos meus preferidos para passear e encontrar delícias! Por isso mesmo, vou dar algumas dicas do que ver por lá, além da famosa casa de éclairs!

Dirigida pelo renomado Chef Christophe Adam, a L’éclair de genie é uma pâtisserie especializada em maravilhosos éclairs dos mais variados sabores! Na loja você também encontra chocolates e pralinés, mas as estrelas são realmente os éclairs, que podem chegar a 7 euros a unidade dependendo do sabor, mas valem a experiência! A massa é super leve e macia e os recheios (super bem servidos por sinal!) são realmente de lamber os dedos!

IMG_5043  2014-05-15 10.31.03

 

Aguns sabores são permanentes, como o de caramelo salgado (um dos meus favoritos) e o de maracujá com framboesa. Mas a maioria são sazonais, de acordo com ingredientes da época e datas comemorativas. Os de chocolate são outra atração, pois a cada mês um novo tipo de chocolate (de diferentes partes do mundo) é utilizado para criação de um éclair bombástico!

Tive a experiência de trabalhar na loja por um dia em 2014, ano em que ganhei o concurso promovido pela L’éclair de Genie em Paris para criação de um novo sabor. O concurso envolveu confeiteiros e amadores do mundo todo, que enviaram centenas de receitas para concorrer. Eu mesma fiz quase 10 receitas diferentes para o concurso, todas baseadas em sabores tipicamente brasileiros! Após duas fases muito concorridas e acirradas, fiquei em primeiro lugar com a minha receita do éclair de caipirinha! :)

2014-05-15 10.39.19  2014-05-15 10.31.14

 

O prêmio, além de uma viagem para Paris para trabalhar com o Chef Christophe Adam na pâtisserie, consistia em ter o éclair vencedor vendido na loja por todo o mês de junho de 2014 :) Foi uma experiência sem igual! Os éclairs são confeccionados diariamente, sempre frescos, e feitos, em grande parte, de forma manual e artesanal. Os ingredientes utilizados são sempre os melhores possíveis! Tive ainda a experiência de vender os écláirs na loja por algumas horas, e foi realmenre muito legal ver o interesse dos clientes no novo sabor “exotic” do Brasil!

Ao se visitar o Marais, uma passada no  L’éclair de Genie é indispensável! Hoje o Chef já conta com várias lojas espalhadas pela “Cidade Luz”, mas a do Marais é, para mim, a mais charmosa e, de quebra, te leva a passear por um dos bairros mais simpáticos da cidade!

Para visitar o Marais recomendo tirar uma manhã e parte da tarde para aproveitar bem o passeio. São ruazinhas lindas que escondem história, beleza, arquitetura, diversidade, museus e uma culinária espetacular! É uma região para passear sem pensar no tempo, para apreciar, para encontrar pracinhas escondidas entre prédios antigos e sentar na grama para aproveitar o dia de sol enquanto toma um sorvete (ou come um éclair!).

2014-05-17 15.57.19

 

 

Entrar em lojinhas fofas, e aproveitar da culinária local maravilhosa, influenciada pela grande comunidade judia que reside na região é outro must! Pelo mesmo motivo é onde o comércio fica aberto aos domingos na cidade, atraindo muitas pessoas e mantendo a região sempre animada!

Cafe-Marianne-Marais-Paris-BoulderLocavore.com-316-e1413432526792

 

Para almoçar recomendo o Chez Marianne, restaurante super tradicional de comida judáica e do oriente médio. Vale esperar uma mesa e se deliciar em um almoço sem pressa. Para os que não tem muito tempo, recomendo um sanduíche no pão pita no Miznon, sempre com ingredientes ultra frescos da estação e opções deliciosas da cozinha israelita! A casa é bem dinâmica e com opções que mudam todos os dias no cardápio. Vale a visita!

3265028661      Miznon-Intérieur

 

No mais é passear e aproveitar cada momento dessa cidade maravilhosa! :)

 

 

Post a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *