Dessance – Um novo conceito em pâtisserie!

Na minha última passagem em Paris aproveitei para visitar algumas pâtisseries novas. Dentre elas, a Dessance, recomendação de uma amiga que mora por lá, e foi a que mais me chamou a atenção.

dessance01

A casa abriu em Paris o primeiro “restaurante de sobremesas” da cidade. O conceito é de uma pâtisserie totalmente diferente do que se vê por lá! O local não é a opção para quem quer comer um doce tradicional, um bom pedaço de bolo ou coisa assim. É uma experiência culinária totalmente nova, um experimento, que você pode achar o máximo, ou simplesmente não ser a sua praia e na saída comprar uma barra de chocolate no supermercado mais próximo para matar a vontade de comer açúcar!

Mas aviso que vale muito a pena a experiência! É sensacional o que eles criaram.

As sobremesas são servidas empratadas, não há uma vitrine de exposição e o ambiente é o de um restaurante muito mais que de uma casa de chá ou confeitaria.

Decoração clean e moderna, poucas mesas, e a bancada de trabalho da equipe exposta bem a sua frente. As sobremesas são feitas e montadas na hora de acordo com os pedidos.

restaurant-dessance-paris01

Existe um menu, também pequeno, mas super interessante e que muda constantemente. Você pode pedir opções avulsas ou um menu degustação, que funciona como um “menu confiance” . Você não sabe o que vai receber, o Chef escolhe o que vai te servir. Como tudo para mim era novidade achei a ideia do menu mais legal e resolvi experimentar. A casa também recomenda algumas bebidas do dia, que são preparações do Chef. Geralmente sucos, chás e misturas diferentes, alcóolicas ou não, para acompanhar as sobremesas. Também vale a pena provar.

O menu degustação pode ser para uma ou duas pessoas. O preço é justo, sem extravagância, e oferece muita coisa. Estávamos em um grupo de 6, foram pedidos dois menus para duas pessoas e as outras pediram coisas avulsas.

O menu incluia um tipo de “amuse bouche” (entradinha), 3 sobremesas/pratos “saison” (feitos com produtos da estação), uma sobremesa “gourmand” (que significa algo mais “gordo”), e “mignardises”, que geralmente são servidas no final de um jantar com o café ou chá.

Eu sei que parece muito! Como assim comer um menu inteiro de sobremesas???? Mas a verdade é que você sai super satisfeito como se tivesse comido uma refeição de verdade, sem ficar enjoado de doce ou com a sensação de que comeu açúcar pelo resto do mês! E foi isso o que mais me impressionou! Acredite ou não, é um menu “balanceado”!

A primeira sobremesa foi a base de beterrabas, bergamota e chocolate branco. Foi uma das avulsas pedidas na mesa. Achei muito gostosa. É diferente sim, combinações talvez exóticas, mas nada que não seja familiar ao paladar. O que mais me chamou a atenção nesse prato é que não há qualquer tipo de açúcar adicionado a não ser o já existente no chocolate branco e na própria beterrada. E realmente não fez falta alguma! Super delicada a sobremesa, ficaria bem no final de qualquer jantar de um bom restaurante francês, assim como as outras que provamos.

dessence 1

No menu degustação a “entrada”, essa cumbuquinha da foto, era um tipo de velouté. Mâche (uma erva), macadâmia, wasabi, sorbet de pêra e pêra marinada com manjerona. E pipocas para dar uma crôcancia, realmente a única coisa irrelevante para mim no prato, podia ter ficado sem. Mas tudo muito leve, delicado, abriu o apetite.

dessence 2

Em seguida o primeiro “prato da estação”: Morangos, sorbet de salsinha, fromage blanc (um queijo leve de sobremesa muito usado na França) e rabanete confit. Foi para mim o melhor dos “saison”! Super refrescante, uma combinação de sabores deliciosa e surpreendente!

dessence 3

Próximo prato banana, sorbet de gengibre, aipo e speculous (um biscoito tradicional de especiarias). Não foi meu preferido em escolha de sabores, mais exótico, mas também super balanceado e sempre com um ingrediente refrescante. Nunca muito doce.

dessence 4

 

O terceiro pêras variadas, sorbet de iogurte grego de ovelha, creme de cerefólio. Mais uma vez uma sobremesa sem nenhum açúcar adicionado! Texturas e temperaturas fizeram essa sobremesa uma das preferidas da mesa.

dessence 5

 

O próximo prato era o “gourmand”, que deu a sensação de ser a “sobremesa” do menu. Uma prato agora sim, doce e voluptuoso como uma sobremesa tradicional. Croustillant chocolate e baunilha, com uma nuvem de caramelo amargo. Uma sobremesa gelada de chocolate baunilha e caramelo. Sabores mais que tradicionais, mas uma combinação infalível e deliciosa!

dessence 6

 

 

Para finalizar, as mignardises, esses pequenos petit fours e docinhos que finalizam a refeição. Esses eu já achei mais sem graça depois de tanta coisa maravilhosa que foi servida, mas também interessantes. Três texturas e sabores variados.

dessence7

A experiência toda foi maravilhosa e me encantou esse novo conceito, principalmente por colocarem o menu de forma tão criativa e nada enjoativa! A mudança dos pratos de acordo com a sazonalidade, uma característica típica dos restaurante de lá, é um charme a mais e dá vontade de voltar para provar as novidades.

Para aqueles que ainda não se convenceram muito, a casa oferece algumas opções “salgadas”, mas sempre com o pé na pâtisserie, como as madeleines de roquefort com creme de limão (assadas na hora!), e um paté de foie gras com maracujá e creme de abóbora (fantástico!).

dessence 8  dessence 9

 

Quem tiver a oportunidade de ir à Paris eu recomendo muito essa experiência culinária maravilhosa que o Dessance propõe! Vá com a mente aberta e aproveite!

Para conhecer mais, o link do site está abaixo 😉

http://www.dessance.fr/

Post a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *