As madeleines de Proust

laparisserie-1452345979441

As madeleines são pequenos bolinhos franceses de limão em forma de concha. Super delicados e aromáticos, perfeitos para acompanhar um chá!

Mas as madeleines ganharam sua fama principalmente por causa do relato do escritor Marcel Proust no romance À la recherche du temps perdu (algo como  “À procura do tempo perdido”), em que o autor faz um relato longo e detalhado da primeira vez em que saboreou uma madeleine com chá na infância, comprada por sua tia numa confeitaria próxima à sua casa, e como nunca mais sentiu o mesmo prazer ao provar o quitute durante sua vida.

O relato é tão detalhado e saudoso que realmente nos faz querer sentir todas as sensações descritas por Proust ao provar a tão magnífica madeleine!

Para os curiosos em viagem para a França fica então a dica! Você pode provar as “verdadeiras madeleines de Proust” feitas na mesma confeitaria onde foram compradas as que ele comeu. Na pequenina cidade de Illiers Combray, a algumas horas de trem saindo de Paris, e passando por Chartres, você pode visitar a casa de Marcel Proust e a confeitaria famosa pelas madeleines. No entanto, chegue cedo ou elas podem acabar, e a nova fornada só sairá no dia seguinte!

Detalhe interessante é que essa pâtisserie é a única na França com a “patente” do formato original da madeleine, uma coquille saint-jacques. Nenhuma outra loja pode produzir madeleines nesse formato, por isso, as mais conhecidas são na forma de uma concha alongada.

IMG_20131123_231516

Foto da vitrine da pâtisserie em Illiers Combray. Repare no formato das madeleines.

E para quem quiser se aventurar em fazer as madeleines, posto a receita logo abaixo! 😉

Ingredientes:

  • 2 ovos
  • 150g de açúcar refinado
  • 160g de farinha
  • 150g de manteiga sem sal derretida
  • raspas de um limão
  • 1/2 colher de café de fermento químico em pó

Como fazer:

Derreta a manteiga e deixe esfriar. Bater os ovos com açúcar até clarear. Adicionar a farinha e a manteiga derretida (mas não quente) aos poucos misturando com uma espátula. Incorporar as raspas de limão e o fermento. Leve a massa coberta por filme plástico a geladeira por 2h.

Pré-aqueça o forno a 180oC.

Unte e enferinhe os moldes para madeleines. Disponha a massa em 3/4 de cada molde. Leve as madeleines ao forno por +- 10min (vai depender do tamanho do seu molde). Assim que começar a dourar baixe o forno para 155oC e deixe terminar de assar.

Retire do forno e deixe esfriar antes de desenformar. Salpique açúcar de confeiteiro e tenha em mãos um bom chá para acompanhar! :)

temp_regrann_1452346200102