Nossa história

Mariana Correa

Mariana Correa é bacharel em Direito pela UFMG e em 2012 formou-se também em gastronomia. Em 2013 se especializou em pâtisserie francesa na Le Cordon Bleu Paris, onde cursou o Le Grand Diplôme (cozinha e pâtisserie), ficando entre os 5 melhores alunos durante todo o curso. A experiência na França só fez confirmar sua paixão pela confeitaria, que a acompanha desde menina, influência das avós e mulheres da sua família, que deixaram na memória os momentos mais doces da sua vida. 

Em 2015, criou a marca La Parisserie, com o objetivo de trazer conceitos da confeitaria francesa para Belo Horizonte. O sucesso do atelier levou à abertura de uma loja e à procura de clientes por eventos e consultorias, aumentando a demanda por cursos e aulas diferenciados. A partir daí, percebeu que seu caminho na cozinha teria outros destinos. 

A chef é idealizadora do Jantar de Sobremesas, evento inédito no Brasil que teve sua primeira edição em fevereiro de 2019 em BH, e novamente em 2022, sempre com vendas lotadas. Um projeto para quebrar paradigmas e barreiras na confeitaria, fazer questionar o nosso mercado e profissionais e mostrar as várias possibilidades e a importância dessa incrível profissão. Foi colunista do site ‘Territórios Gastronômicos’ com a coluna AÇÚCAR, que tratava de assuntos diversos ligados ao mundo dos doces. Curadora do primeiro roteiro de viagens gastronômico focado totalmente em confeitaria: o Experiência comece pela sobremesa.

Seu estilo é de uma confeitaria mais leve, equilibrada, pensada, que leve em conta conceitos como sazonalidade e a preocupação com a origem dos ingredientes. Hoje é professora de confeitaria na UNA -BH, e pós-graduada na PUC-Minas em “Memória e Historiografia: patrimônio cultural e identidades de Minas Gerais”, e seu trabalho é voltado, principalmente, para ministrar cursos, consultorias e palestras, além de pesquisas e projetos buscando conhecer mais sua cultura alimentar regional ligada à doçaria, e também contribuir com a valorização da confeitaria no Brasil.

Amo a confeitaria! Amo os desafios, amo os aprendizados, amo a possibilidade de sempre evoluir. Amo que não tem limites, que sempre tem mais para conhecer e experimentar!

Mariana Correa

La Parisserie

A La Parisserie nasceu de um sonho, da vontade de trazer para BH toda a emoção que vivi na França com meus estudos sobre confeitaria. Queria trazer os conceitos, o encantamento, o respeito que a confeitaria emana por lá. Minha história com a França começou antes mesmo de eu nascer e veio com os contos dos meus pais sobre esse país e a “Cidade luz”, com as histórias dos anos em que viveram por lá, e sempre me encantaram. Essas, se juntaram às minhas experiências de infância em Minas, ao lado de minha mãe, minhas avós e tias no interior, que sempre tinham uma doçura preparada na cozinha. A leveza, o equilibrio, os contrastes, a ciência exata com a arte se fundiram com minhas memórias doces de criança, em que a confeitaria sempre foi motivo de alegria, comemoração, e muito afeto. 

A La Parisserie veio para ser um Pedacinho de Paris que trouxe comigo na mala, e que já permeava minhas fantasias há tempos. Foram mais de 4 anos entre produção, entregas, loja, clientes queridos, crescimento, e muito aprendizado. Durante esse tempo a procura por cursos, consultorias e eventos também cresceu muito, e me descobri em outros caminhos dentro dessa profissão incrível, que adoça o mundo, não só por meio de suas criações, mas, principalmente, quando compartilhamos nossas experiências, conhecimentos, e sonhos. 

Inquietações, questionamentos, estudos e a vontade de mostrar toda riqueza e possibilidades da confeitaria, fizeram meu coração perceber que era hora de uma mudança de trilhos. A La Parisserie encerrou, então, seus dias de produção, e iniciou uma nova trajetória como um Atelier de criação, estudos, e muita troca. Hoje dedica-se exclusivamente a consultorias, elaboração de experiências com a confeitaria, pesquisas, e aulas.

Sejam muito bem-vindos por aqui! Espero que possamos trocar muitas experiências juntos, e sempre com uma mesa posta de doçuras e boas recordações!

Mariana Correa