As madeleines de Proust
As madeleines são pequenos bolinhos franceses de limão em forma de concha. Super delicados e aromáticos, perfeitos para acompanhar um chá!
Mas as madeleines ganharam sua fama principalmente por causa do relato do escritor Marcel Proust no romance À la recherche du temps perdu (algo como “À procura do tempo perdido”), em que o autor faz um relato longo e detalhado da primeira vez em que saboreou uma madeleine com chá na infância, comprada por sua tia numa confeitaria próxima à sua casa, e como nunca mais sentiu o mesmo prazer ao provar o quitute durante sua vida.
O relato é tão detalhado e saudoso que realmente nos faz querer sentir todas as sensações descritas por Proust ao provar a tão magnífica madeleine!
Para os curiosos em viagem para a França fica então a dica! Você pode provar as “verdadeiras madeleines de Proust” feitas na mesma confeitaria onde foram compradas as que ele comeu. Na pequenina cidade de Illiers Combray, a algumas horas de trem saindo de Paris, e passando por Chartres, você pode visitar a casa de Marcel Proust e a confeitaria famosa pelas madeleines. No entanto, chegue cedo ou elas podem acabar, e a nova fornada só sairá no dia seguinte!
Detalhe interessante é que essa pâtisserie é a única na França com a “patente” do formato original da madeleine, uma coquille saint-jacques. Nenhuma outra loja pode produzir madeleines nesse formato, por isso, as mais conhecidas são na forma de uma concha alongada.
Foto da vitrine da pâtisserie em Illiers Combray. Repare no formato das madeleines.
E para quem quiser se aventurar em fazer as madeleines, posto a receita logo abaixo! 😉
Ingredientes:
- 2 ovos
- 150g de açúcar refinado
- 160g de farinha
- 150g de manteiga sem sal derretida
- raspas de um limão
- 1/2 colher de café de fermento químico em pó
Como fazer:
Derreta a manteiga e deixe esfriar. Bater os ovos com açúcar até clarear. Adicionar a farinha e a manteiga derretida (mas não quente) aos poucos misturando com uma espátula. Incorporar as raspas de limão e o fermento. Leve a massa coberta por filme plástico a geladeira por 2h.
Pré-aqueça o forno a 180oC.
Unte e enferinhe os moldes para madeleines. Disponha a massa em 3/4 de cada molde. Leve as madeleines ao forno por +- 10min (vai depender do tamanho do seu molde). Assim que começar a dourar baixe o forno para 155oC e deixe terminar de assar.
Retire do forno e deixe esfriar antes de desenformar. Salpique açúcar de confeiteiro e tenha em mãos um bom chá para acompanhar! 🙂